Muito já se sabe sobre as inteligências racional e emocional, mas poucos conhecem a Teoria da Terceira Inteligência. Essa teoria foi criada, no ano 2000, por Dana Zohar, formada em física e filosofia no MIT, pós-graduada em filosofia, religião e psicologia em Harvard e professora em Oxford. Zohar e seu marido, o psiquiatra e psicoterapeuta, Ian Marshall, exploraram a forma como nos realizamos espiritualmente, fora dos limites dogmáticos da maioria das religiões, através do conceito de Inteligência Espiritual ou QS.
"A inteligência espiritual é a percepção de que existe uma Fonte Criadora e que nos relacionamos com ela, mas, sobretudo, a capacidade de nos questionarmos se queremos estar em determinada situação, podendo explorar seus limites. É o poder transformador. QS fala-nos de nossa alma. Permite o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras" - Trecho do livro Nova Terra de Mônica de Medeiros.
A partir do Homo Erectus, o homem passou a ter noção de que havia uma força maior que tudo. Mas hoje, a humanidade busca um sentido em sua vida e a grande maioria se sente vazia e não sabe onde procurar algo que realmente preenche esse vazio interno que não se satisfaz mais somente com bens materiais.
É aqui que entra a Inteligência Espiritual, baseada no autoconhecimento e caracterizada pela capacidade de crer em uma Mente Criadora Universal e a ela se integrar, compreendendo uma dimensão espiritual da vida e buscando a verdadeira liberdade por meio do exercício da ética.
A QS de torna cada vez maior à medida que compreendemos mais a existência dessa Fonte Criadora em nós, usamos nossa criatividade e intuição e buscamos um sentido mais amplo e justo para nossas vidas. ✨💛
Comments